PROETNOS/UEMA PROMOVE ESCUTA EM TERRITÓRIOS INDÍGENA E QUILOMBOLA PARA APRIMORAR SUA ATUAÇÃO

Por em 17 de novembro de 2023

Entre os meses de outubro e novembro o Proetnos/UEMA esteve em território indígena e quilombola realizando uma escuta das demandas das comunidades para fins de planejamento de suas futuras atividades. A equipe do Programa esteve na aldeia Januária, em Bom Jardim/MA, no dia 26 de outubro e foi recebida pelos gestores/as da escola da comunidade. Estiveram presentes caciques e lideranças da aldeia e de comunidades próximas, membros da aldeia alunos do ensino médio e egressos do curso de Ciências Sociais e discentes do Proetnos da LEIBI – Ciências da Natureza, da UEMA.

Já neste último domingo (12) o Proetnos/UEMA esteve em Oitiua, em Alcântara/MA, ouvindo lideranças das comunidades quilombolas do município e regiões próximas. A escuta foi realizada na escola da comunidade quilombola e a equipe do Programa foi recebida por lideranças locais e professores do município. Além das lideranças quilombolas de diversas comunidades de Alcântara, o encontro contou com a presença de lideranças do Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ), da comunidade de Rio Grande, do município, além de lideranças do Movimento Quilombola do Maranhão (MOQBOM), da comunidade Charco, em São Vicente de Ferrer/MA, além de representante da Secretaria de Igualdade Racial do município de São Vicente de Férrer/MA.

O Proetnos/UEMA tem buscado avançar na inclusão da diversidade étnica ao ensino superior. A escuta das demandas dessas comunidades fortaleceu a compreensão de que novas estratégias são necessárias e emergentes. O acesso a educação de nível superior tem sido tomada por esses povos como caminho indispensável para transformação social, resistências e enfrentamentos, imprescindíveis contra as violências que historicamente se impõem sobre suas realidades.