Proetnos/Uema abre processo seletivo para o preenchimento de 90 vagas em novas turmas

Por em 9 de maio de 2024

O Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos/Uema) torna pública a realização de processo seletivo para o preenchimento de vagas entre três cursos: Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena, Licenciatura em Educação Quilombola e Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas. Os cursos têm como objetivo formar e habilitar professores indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e agroextrativistas em licenciatura, a fim de atender à demanda de suas respectivas comunidades, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Serão oferecidas 90 (noventa) vagas para o segundo semestre do ano de 2024, assim distribuídas:

CURSO

NÚMERO DE VAGAS

LOCAL DE FUNCIONAMENTO/AULAS

Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena/Ciências Humanas 30

(8 vagas para a modalidade indígena da etnia Kaapór docente; 7 vagas para a modalidade indígena da etnia Kaapór não docente; 8 vagas para a modalidade indígena das demais etnias docentes e 7 vagas para indígenas das demais etnias não docentes)

UEMA Santa Inês/Aldeia Januária

(Modalidade parcelada, com aulas as sextas-feiras e aos sábados)

Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas

30

(15 vagas para a modalidade agroextrativista docente e 15 vagas para a modalidade agroextrativista não docente)

UEMA São Luís (Modalidade de alternância)
Licenciatura em Educação Quilombola 30

(15 vagas para a modalidade quilombola docente e 15 vagas para a modalidade quilombola não docente)

UEMA São Bento/Oitiua (Modalidade parcelada, com aulas aos sábados e domingos)

QUEM PODE SE INSCREVER?

Poderão se inscrever no Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena/Ciências Humanas, Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas e Licenciatura em Educação Quilombola, na modalidade não docente, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, agroextrativistas, e quilombolas que possuam o ensino médio ou equivalente, que pertençam a uma etnia, comunidade agroextrativista ou a um quilombo devidamente reconhecidos e apresentem documento assinado pelas lideranças de suas comunidades.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO?

PARA CANDIDATO(A) NÃO DOCENTE

PARA CANDIDATO(A) DOCENTE

a) requerimento de inscrição devidamente preenchido e sem rasuras, conforme APÊNDICE B1;

b) Diploma, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e cópia);

c) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente concluído (original e cópia);

d) Declaração de indicação de lideranças indígenas, agroextrativistas ou quilombolas, devidamente assinada conforme APÊNDICE C (C1 = Declaração de pertencimento à comunidade indígena, C2 = Declaração de pertencimento a uma comunidade agroextrativista ou C3 = Declaração de pertencimento à comunidade quilombola);

e) documento comprobatório do território, exclusivo para candidatos(as) quilombolas;

f) cópia e original do documento de identidade;

g) cópia e original do Cadastro de Pessoa Física – CPF;

h) uma foto 3×4 de frente e recente.

a) requerimento de inscrição devidamente preenchido e sem rasuras, conforme APÊNDICE B2;

b) Diploma, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e cópia);

c) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente concluído (original e cópia);

d) declaração de indicação de lideranças indígenas, agroextrativistas ou quilombolas, devidamente assinada conforme APÊNDICE C (C1 = Declaração de pertencimento à comunidade indígena, C2 = Declaração de pertencimento a uma comunidade agroextrativista ou C3 = Declaração de pertencimento à comunidade quilombola); e Declaração de vínculo à rede oficial de ensino, de acordo com o APÊNDICE C4.

e) documento comprobatório do território, exclusivo para candidatos(as) quilombolas;

f) cópia e original do documento de identidade;

g) cópia e original do Cadastro de Pessoa Física – CPF;

h) uma foto 3×4 de frente e recente.

ONDE E QUANDO SE INSCREVER?

As inscrições poderão ser feitas, de forma presencial entre os dias 07 de maio e 07 de junho de 2024 nos locais indicados abaixo. O horário para entrega do requerimento de inscrição, acompanhado das cópias dos documentos, será das 9h às 12h e das 14h às 17h.

CAMPUS

I – Santa Inês

Campus Santa Inês

Rua 04, n.º 54, Conjunto da VALE – Vila Militar, CEP. 65300-000.

II – São Bento

Campus São Bento

(Antiga Fazenda Escola UEMA de São Bento) Rodovia Estadual MA-014, Bairro Aeroporto, CEP. 65235-000.

III – São Luís

Prédio do Curso de História

Rua da Estrela, n.º 329, Praia Grande, Centro Histórico, CEP. 65010-200.

Inscrição on-line

No site <https://sigconcursos.uema.br/>

Informamos ainda que as inscrições para o Curso Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas (Campus São Luís) poderão ser realizadas na modalidade online, por meio do site: <https://sigconcursos.uema.br/>. Para realizar sua inscrição online, o(a) candidato(a) deverá, após acessar o site supracitado, efetuar cadastro no sistema, preencher o requerimento de inscrição, responder o Questionário Socioeconômico e Cultural, anexar os documentos solicitados em cada campo do site (devem ser originais e digitalizados), finalizar a inscrição e salvar o comprovante.

Nos links abaixo, estão disponíveis os apêndices contidos no edital e requisitados no ato da inscrição:

APÊNDICES INSCRIÇÃO – Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena/Ciências Humanas

APÊNDICES INSCRIÇÃO -Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas

APÊNDICES INSCRIÇÃO – Licenciatura em Educação Quilombola

As provas do processo seletivo estão previstas para ser aplicadas no dia 07 de julho de 2024. Para mais informações referentes à seleção, acesse o EDITAL N.º 40/2024-GR/UEMA.

Leandro Chaves

Assessor de Comunicação no Proetnos/Uema