PROETNOS/UEMA PRESENTE NO ARCO DE SABERES KA’APOR


Por em 26 de março de 2024



O Centro de Formação e Saberes Ka’apor (CFSK) realizou nos dias 24 e 25 de março o Arco de Saberes Ka’apor. O encontro teve como tema central “Cultura, Língua & Educação Comunitária na Afirmação dos Saberes e Fazeres Ancestrais Ka’apor”. A programação contou com 4 Rodas de Saberes, sendo este um espaço permanente de Formação de Gestores Ka’apor e aliados que trabalham em apoio às frentes de Governança Ka’apor. Nesse ínterim, o PROETNOS foi convidado a participar do Arco de Saberes para apresentar o Programa e ressaltar o compromisso da UEMA com a diversidade e etnicidade.

Na oportunidade, o coordenador pedagógico, professor Sérgio Roberto, realizou uma fala sobre a racionalidade presente na matemática Ka’apor no primeiro dia do Arco de Saberes.

No segundo dia (25/03) a vice-coordenadora, professora Tatiana Reis, fez uma apresentação do PROETNOS sinalizando para possíveis parcerias com o Centro de Formação dos Saberes Ka’apor.

O encontro se chama Arco de Saberes por ser um espaço de diálogos e debates que abordam questões político-educacionais contemporâneas, visando combater narrativas equivocadas e apontar caminhos possíveis para uma sociedade étnico culturalmente justa. Através das experiências compartilhadas, objetiva-se garantir respeito, direitos em exercer a autogestão, autoproteção e autodefesa no território Alto Turiaçu contra todas as formas de ignorância. Para tanto, é utilizada de forma simbólica as flechas da educação, da formação e prática do Bem ConViver na Floresta que neste Arco são lançadas para além dos limites da floresta.

 



Últimas Postagens