IGUALDADE DE SABERES E GARANTIA DE OPORTUNIDADES AOS INDÍGENAS MARCA O ÚLTIMO DIA DE DIPLOMAÇÃO DOS EGRESSOS DO PROETNOS

Por em 22 de setembro de 2023

Nesta quinta feira, (21) a UEMA realizou a última solenidade de diplomação da primeira turma em Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena no campus de Barra do Corda-Maranhão. Turma esta que resultou, através da luta histórica dos povos indígenas e quilombolas, na criação do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão -PROETNOS/UEMA.Vinte e dois formados indígenas das etnias Canela e Guajajara estiveram presentes no campus de Barra do Corda neste último ato de diplomação. Ao todo foram 54 indígenas diplomados pela PROG nos polos do PROETNOS em Santa Inês, Grajáu e Barra do Corda.

A presença ilustre da Pró-Reitora de graduação Mônica Piccolo foi um grande marco nesta e nas outras solenidades de entrega dos diplomas. Sua fala sensível destacou o entendimento de que a UEMA, através dessas experiências, compreende ainda mais de perto o significado e a importância do PROETNOS. Afirmou: “só entende o PROETNOS quem vem até aqui.”

A Coordenadora Geral do PROENTNOS, Marivania Furtado, manifestou seu sentimento de gratidão aos primeiros alunos pela persistência no processo de graduação e conquista de cada diploma. Afirmou que a diplomação da primeira turma de licenciatura intercultural indígena e o próprio PROETNOS é a realização de um sonho que se concretiza de forma coletiva: “Não há nenhum Projeto grandioso como este feito por uma só pessoa”, afirmou. Nesse reconhecimento, agradeceu a equipe administrativa, aos monitores, professores, e, sobretudo, gestores/as da UEMA que, no respeito à pluralidade étnica do Maranhão, tornou esse Programa uma realidade.

A solenidade de diplomação dos indígenas foi prestigiada pelo Diretor do Campus de Barra do Corda e Coordenador Local do PROETNOS, Márlisson da Silva Barroso, pelo Secretário Municipal de Educação, Abdiel Ramon do Nascimento Junior, no ato representando o Prefeito Municipal, além de outras autoridades do executivo local e lideranças indígenas.

Cantos indígenas foram entoadas pelos diplomados da etnia Canela e Guajajara e trouxeram muita emoção durante a solenidade, que também foi acompanhada pela Banda Maestro Moisés da Providência Araújo.

Reivindicação, alegria e gratidão marcaram as falas dos diplomados desta primeira turma: “nós só precisamos de oportunidades, pois nós temos capacidade e agora nós temos a arma (diploma)”, afirmou Lívia Guajajara, representando a turma Ciências da Natureza.

Alunos da nova turma do PROETNOS prestigiaram a solenidade e realizaram duas menções honrosas aos líderes indígenas que já não estão mais entre nós e que foram fundamentais na luta pela educação. Suas falas expressaram a consciência de que a experiência no PROETNOS e a conquista de cada diploma é base e munição para a luta por oportunidade de trabalho na área educacional e por igualdade entre os conhecimentos ocidentais e indígenas: “a nossa história e nossos saberes foram sempre passados pela oralidade, daqui pra frente nós também queremos colocar no papel, agora nós estamos lutando pela justiça epistêmica para que nosso saber também seja visto como igual, pois não existe cultura inferior, o que existe é a diferença entre culturas”, afirmou Jó Meneses Guajajara da nova Turma do PROETNOS em Barra do Corda.

FONTE: REGIANE ARAUJO/PROETNOS