Por em 5 de dezembro de 2022

Ocorreu em São Luís, entre os dias 01 e 04 de dezembro, o I Encontro Acadêmico, Político e Cultural do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica – PROETNOS, conjuntamente com o VIII Encontro em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidade, que trouxe como objetivo a construção de um espaço de debate sobre novas propostas educacionais antirracistas e decoloniais sob a égide da Interculturalidade, com o tema “Formação Docente e Práticas de Pesquisas Decoloniais: Desafios e Perspectivas Interculturais”.

O Encontro envolveu palestras sobre a Formação docente intercultural e a Descolonização da Academia. Cirandas de Saberes, com a apresentação de trabalhos científicos, relatos de vivência dos discentes e de pesquisadores externos. Círculos de Aprendizagem, onde realizou-se atividades voltadas para a Pesquisa em Contexto Intercultural, Currículo e Gestão Escolar, Elaboração de escrita acadêmica e produção de Currículo Lattes. E Mesas Redondas, que proporcionaram espaços de debate com os seguintes temas: (1) Desafios etnográficos e descolonização das metodologias de pesquisa; (2) Movimentos Sociais e educação: educação escolar quilombola, indígena e para as relações étnico-raciais; (3) Violência no campo e movimentos sociais.

Além de um momento de Articulação Política, em que esteve presente: os discentes das Licenciaturas Indígenas e Quilombola; o vereador do município de Grajaú, Arão Guajajara; do Movimento Quilombola de Bequimão – MoqBeq, Crodivaldo Rodrigues; da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA, Magno Guajajara; e da Central Sindical e Popular Conlutas – CSP CONLUTAS, Nicinha Durans.

O Evento reuniu os cursistas do Programa PROETNOS, grupos e laboratórios de pesquisa convidados, docentes internos e externos, pesquisadores, lideranças Indígenas e Quilombolas, e representantes de movimentos sociais. O que promoveu um rico ambiente de trocas de experiências, aproximação e ‘olhares outros’.

Foto: arquivo PROETNOS, 2022.