CURSOS
O Proetnos/Uema é um programa que surge a partir do compromisso social da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com as comunidades indígenas e quilombolas do estado do Maranhão. Em resposta a essa missão, o Programa desenvolveu quatro cursos específicos para atender a demanda histórica dos povos e comunidades tradicionais por uma educação de nível superior específica e diferenciada. São eles: Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena em Ciências da Linguagem, Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena em Ciências da Natureza, Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena em Ciências Humanas e Licenciatura em Educação Quilombola. Esta que é uma experiência pioneira no Brasil. Os cursos funcionam em módulos, independente do semestre civil, com aulas às sextas-feiras e sábados nos pólos da Uema onde os cursos são realizados e também nas comunidades e territórios dos alunos, através das atividades dirigidas a serem desenvolvidas. A duração de cada curso é de oito semestres, totalizando 3255 horas.
O PROETNOS/Uema foi reconhecido com o Prêmio ODS 2023 na categoria “Ação de Ensino ODS”, destacando-se como exemplo de promoção da inclusão da diversidade étnica na universidade e de formas inovadoras de ensino alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
LICENCIATURA INTERCULTURAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INDÍGENA EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEMOfertado no Polo de Grajaú, os(as) indígenas graduados em “Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena em Ciências da Linguagem” são qualificados para lecionar Língua Indígena, Língua Portuguesa, Artes e Línguas Oficiais Estrangeiras. São habilitados(as) a atuar em todos os níveis da Educação Básica, atendendo à demanda das comunidades indígenas nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Possuem capacitação em fundamentar e subsidiar a construção de currículos, metodologias, processos de avaliação e gestão. Tornam-se aptos(as) a desenvolver estratégias para a construção dos projetos políticos e pedagógicos e elaborar materiais didáticos e pedagógicos bilíngues e monolíngues, conforme circunstâncias específicas de cada povo e comunidade indígena. Além disso, são qualificados(as) a promover a articulação entre os diferentes níveis, etapas, modalidades e formas da Educação Escolar Indígena, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa em conformidade com os princípios da educação escolar específica, diferenciada, intercultural e bilíngue.
LICENCIATURA INTERCULTURAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INDÍGENA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Ofertado no Polo de Santa Inês, os(as) indígenas graduados em “Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena em Ciências da Natureza” são qualificados(as) para lecionar Matemática, Física, Química e Biologia. São habilitados(as) a atuar em todos os níveis da Educação Básica, atendendo à demanda das comunidades indígenas nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. São capacitados(as) a fundamentar e subsidiar a construção de currículos, metodologias, processos de avaliação e de gestão, bem como a desenvolver estratégias que visem à construção dos projetos políticos e pedagógicos e elaborar materiais didáticos e pedagógicos bilíngues e monolíngues, conforme circunstâncias específicas de cada povo e comunidade indígena. Além disso, são qualificados(as) a promover a articulação entre os diferentes níveis, etapas, modalidades e formas da Educação Escolar Indígena, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa em conformidade com os princípios da educação escolar específica, diferenciada, intercultural e bilíngue.
LICENCIATURA INTERCULTURAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INDÍGENA EM CIÊNCIAS HUMANAS
Ofertado no Polo de Barra do Corda, os(as) indígenas graduados em “Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena em Ciências Humanas” são qualificados(as) a lecionar História, Geografia, Sociologia e Filosofia. São habilitados(as) a atuar em todos os níveis da Educação Básica, atendendo à demanda das comunidades indígenas nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. São capacitados(as) a fundamentar e subsidiar a construção de currículos, metodologias, processos de avaliação e de gestão, a desenvolver estratégias que visem à construção dos projetos políticos e pedagógicos e elaborar materiais didáticos e pedagógicos bilíngues e monolíngues, conforme circunstâncias específicas de cada povo e comunidade indígena. Além disso, são qualificados(as) a promover a articulação entre os diferentes níveis, etapas, modalidades e formas da Educação Escolar Indígena, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa em conformidade com os princípios da educação escolar específica, diferenciada, intercultural e bilíngue.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Ofertado no Polo de São Bento e Itapecuru-Mirim, o(a) quilombola graduado em “Licenciatura em Educação Quilombola” é qualificado a assumir o processo de escolarização dentro dos quilombos nas séries iniciais do ensino básico, elaborar e analisar materiais didáticos que atendam às especificidades político-educacionais das comunidades quilombolas, contribuindo com o fortalecimento identitário. Está ápto a propor e aprofundar os conhecimentos sobre a História, a constituição dos movimentos políticos, a luta por direitos territoriais, socioculturais e ambientais das comunidades quilombolas. É qualificado a promover o incentivar à produção de material didático-pedagógico que valorize os conhecimentos tradicionais, a cultura, a oralidade, a memória e a ancestralidade das comunidades quilombolas bem como a construção de projetos pedagógicos aplicáveis nas escolas, focados nas realidades vivenciadas pelas comunidades. Possui, também, habilidades e qualificações para promover processos de ensino-aprendizagem que integram atividades desenvolvidas entre a universidade, as escolas e as comunidades quilombolas, compartilhando conhecimento para habilitar outros professores na prática de planejamento e gestão escolar.