PROETNOS/UEMA marca presença na COP30 com ampla participação em debates, painéis e mobilizações


Por em 16 de novembro de 2025



Ao longo dos últimos dias, estudantes e membros da equipe técnica do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (PROETNOS/UEMA) participaram da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), realizada em Belém (PA). Membros do programa estiveram presentes em atividades de articulação política em defesa do bem viver e da justiça climática.

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

PROETNOS/UEMA integra debate sobre universidade indígena no VIII FNEEI

Na manhã do dia 13 de novembro, a coordenadora geral do PROETNOS, Marivania Furtado, o assistente de curso das licenciaturas interculturais indígenas, Lameck Lobato, e a estagiária, Diullene Viana, participaram da plenária temática “Universidade indígena – histórico de mobilização, fundamentos jurídicos (CF/88, LDB, Decreto 6.861/2009) e projeto político-pedagógico)”, realizada durante o VIII Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI).

O encontro reuniu lideranças indígenas, pesquisadores e educadores para discutir os marcos legais e os caminhos para a consolidação de modelos próprios de educação superior indígena no Brasil, reafirmando a luta pela autonomia e pela garantia de políticas públicas específicas.

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Saberes amazônicos e resistência: experiências educativas do PROETNOS/UEMA foram apresentadas no Pavilhão Pará

Ainda na quinta-feira, 13, a professora Marivania Furtado  apresentou as ações do programa no painel “Saberes e Resistência: A luta por água limpa e territórios na Amazônia profunda”, realizado no Pavilhão Pará – Green Zone. O painel teve como objetivo promover o diálogo entre saberes científicos e tradicionais de povos indígenas e quilombolas, discutindo os impactos das mudanças climáticas e a busca por soluções sustentáveis que valorizem a cultura amazônica. 

Na ocasião, Furtado comentou sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo programa e destacou a projeção que o PROETNOS/UEMA vem alcançando no estado do Maranhão no que se refere a oferta de educação específica e diferenciada para comunidades tradicionais historicamente excluídas dos processos educativos formais.

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Justiça climática em pauta: Marcha Global reúne mais de 70 mil pessoas

Na manhã do sábado (15), integrantes do PROETNOS/UEMA se uniram às mais de 70 mil pessoas que ocuparam as ruas de Belém (PA) durante a histórica Marcha Global pelo Clima, uma das maiores mobilizações populares da COP30. A marcha, que reuniu movimentos sociais de 62 países, teve como objetivo alertar para o impacto das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis e evidenciar a diversidade de povos e demandas da sociedade civil por justiça climática.

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Alunos do PROETNOS/UEMA nas atividades da COP30

O corpo discente do PROETNOS/UEMA tem desempenhado um papel essencial nas discussões e atividades da COP30. Participam da conferência os estudantes Djacyr Guajajara, Marcilene Guajajara e Patricia Guajajara, da Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena – Ciências da Natureza, além de Ana Vitória Sá, Girlane Mendes, Guilherme Araújo, Maria Raimunda e Rosenilde Gregória, que acompanharam painéis, rodas de conversa, entre outras atividades formativas presentes na programação do evento.

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Fonte: Estudantes PROETNOS/UEMA

Fonte: Estudantes PROETNOS/UEMA

Por: Assessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA



Últimas Postagens