PROETNOS/UEMA marca presença na nova composição do Conselho Estadual de Articulação e Políticas Indígenas (CEAPI)
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 6 de novembro de 2025
O Programa de Formação de Professores Indígenas (PROETNOS/UEMA) participou, na última quarta-feira (05), do 4º Encontro do Conselho Estadual de Articulação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Maranhão, realizado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O encontro teve como algumas das suas pautas a eleição dos novos cargos de presidência, vice-presidência e secretaria executiva do Conselho e a posse dos novos conselheiros.
A equipe técnica do PROETNOS/UEMA foi representada pela coordenadora-geral, professora Marivania Furtado, e pela assistente da coordenação-geral, Nanashara Carneiro, reafirmando o compromisso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com o fortalecimento da educação e da representatividade indígena no estado.

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA
A atividade contou ainda com a presença de cursistas e ex-cursistas do PROETNOS/UEMA, oriundos da primeira Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena (LIEBI) do programa, experiência pioneira de formação superior indígena no Maranhão.
Na ocasião, foi realizada a eleição da nova diretoria e a posse dos novos conselheiros do CEAPI. Marcilene Guajajara, estudante da LIEBI – Ciências da Natureza, do PROETNOS/UEMA, foi eleita presidente do Conselho. A nova composição conta ainda com Maria Helena Gavião na vice-presidência e Rosilene Guajajara, egressa da primeira turma da LIEBI, como secretária executiva.

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA
A atividade também marcou a posse de novos membros do Conselho, entre eles Marivania Furtado, coordenadora-geral do PROETNOS/UEMA, Marília Guajajara, estudante da LIEBI – Ciências da Linguagem; e Jonas Gavião, docente que atuou na formação da primeira turma do curso. Esteve também presente Inai’ury Guajajara, egressa da primeira turma da LIEBI e atualmente docente do programa.

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA
Assim, o PROETNOS/UEMA reafirma sua presença ativa no Conselho, representado por egressos, estudantes e equipe de coordenação, que juntos fortalecem o compromisso do programa com a construção e o avanço das políticas públicas voltadas aos povos indígenas no Maranhão.
Por: Assessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA