Equipe do PROETNOS/UEMA acompanha produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso de formandos indígenas e quilombolas


Por em 3 de novembro de 2025



Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a equipe do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (PROETNOS/UEMA) realizou o acompanhamento da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes formandos do programa.

Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências da Natureza

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Os formandos pertencem a quatro turmas do PROETNOS: três da Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena (LIEBI) — Ciências da Natureza, em Santa Inês; Ciências Humanas, em Barra do Corda; e Ciências da Linguagem, em Grajaú —, além de uma turma da Licenciatura em Educação Quilombola, em São Bento. As atividades contaram com a presença da equipe pedagógica do PROETNOS, que dialogou com os estudantes sobre os avanços e desafios encontrados nas etapas finais de seus trabalhos.

Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências Humanas

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Entre as modalidades de TCCs desenvolvidas, estão relatórios de estágio, artigos científicos e relatos de experiência, elaborados a partir das vivências, práticas pedagógicas e contextos socioculturais dos estudantes em suas comunidades. Os trabalhos refletem as relações entre educação, território, saberes tradicionais e práticas escolares, evidenciando o compromisso das licenciaturas com a valorização das identidades étnicas e a promoção de uma educação intercultural crítica e transformadora.

Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências da Linguagem

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Durante as atividades, foram discutidos aspectos conceituais, metodológicos e de normalização acadêmica, com foco em aprimorar a estrutura, a escrita e a coerência dos textos. Além disso, a equipe do PROETNOS destacou a importância de os trabalhos finais expressarem as trajetórias de formação e as contribuições dos estudantes para o fortalecimento das escolas indígenas e quilombolas do Maranhão.

Licenciatura em Educação Quilombola

Fonte: Equipe técnico pedagógica PROETNOS/UEMA

Este acompanhamento é uma etapa fundamental no processo formativo, pois garante suporte técnico e pedagógico aos formandos e reforça o compromisso da UEMA com uma educação superior inclusiva, contextualizada e comprometida com a diversidade étnico-racial.

Por: Assessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA



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