Acadêmicos da LIEBI/Ciências da Natureza vivenciam práticas sustentáveis em atividade de campo na Aldeia Indígena Januária
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 29 de outubro de 2025
No dia 24 de outubro, os estudantes da Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena (LIEBI), polo Santa Inês, participaram de uma atividade de campo na Aldeia Indígena Januária, como parte das atividades da disciplina Química e Controle Ambiental, sob orientação da professora Vera Lúcia.

Fonte: Docente da disciplina
Durante a disciplina, os discentes discutiram sobre aspectos ambientais, socioculturais e químicos relacionados ao uso dos recursos naturais, manejo da água, do solo e dos resíduos, além de conhecer as práticas sustentáveis desenvolvidas pela população local.

Fonte: Docente da disciplina
Como culminância da disciplina, a turma se engajou na limpeza dos resíduos no entorno da aldeia, iniciativa que teve como objetivo proporcionar uma vivência prática e interdisciplinar sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula, aproximando teoria e prática no contexto real da comunidade indígena. Para além da limpeza do local, os alunos também realizaram uma intervenção de conscientização junto aos moradores da localidade, reforçando a necessidade de descartar corretamente os resíduos sólidos.

Fonte: Docente da disciplina
A estudante Franciele Guajajara destacou o caráter transformador da atividade: “Essa ação de Conscientização na aldeia Januária fez nós acadêmicos do Proetnos observar que muitos moradores da comunidade se mostraram interessados e dispostos a colaborar com a manutenção da limpeza da aldeia Depois de coletar todos foram fazer a queima dos resíduos. A aldeia ficou limpa e todos nós fizemos nossa parte, pois essa ação foi muito importante para nós e para a comunidade, pois queremos, mais saúde, e menos lixos nas comunidades. O lixo prejudica a saúde humana. Essa ação de limpeza foi um sucesso, mostrando o poder da união dos acadêmicos em prol da comunidade e de um objetivo comum. Estamos comprometidos em continuar”

Fonte: Docente da disciplina
Durante a disciplina, os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender, de forma contextualizada, os princípios da química ambiental aplicados ao cotidiano e refletir sobre os impactos das ações humanas nos ecossistemas. A experiência também contribuiu para fortalecer a educação ambiental e o compromisso ético e cidadão dos futuros professores indígenas.
Por: Assessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA