Estudantes do PROETNOS/UEMA participam de intercâmbio internacional na Áustria por meio do programa Erasmus+, da União Europeia
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 20 de outubro de 2025
Estudantes do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (PROETNOS/UEMA) participaram de uma experiência internacional de formação na Academia de Belas Artes de Viena (AKBILD), na Áustria. A mobilidade acadêmica integrou as ações do Erasmus+, programa da União Europeia que promove intercâmbios e cooperação entre instituições de ensino superior, que financiou totalmente a viagem.
Participaram da mobilidade os estudantes Keila Câmara, do curso de Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ), e Gerlan Guajajara, da Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena (LIEBI), Ciências da Natureza. A delegação também contou com a vice-coordenadora do PROETNOS/UEMA, Tatiana Reis, e o superintendente de Relações Internacionais (SRI) da UEMA, Silas Nogueira.
Fonte: Estudantes PROETNOS/UEMA
Durante a viagem de mobilidade internacional, a Comissão da UEMA desenvolveu uma série de atividades que possibilitaram um intercâmbio cultural e acadêmico significativo. Foi realizado um tour pela Akademia de Belas Artes, com a apresentação de professores, alunos e diversas obras artísticas desenvolvidas na instituição. A comissão participou de uma oficina de serigrafia e impressão de camisetas e ecobags, proporcionando uma vivência prática das técnicas artísticas locais. Também foi feita uma visita guiada à Galeria de Pintura e à Coleção Gráfica do edifício principal da academia, além de uma visita a uma exposição na galeria de artes. Destaca-se o encontro com a Vice-Reitora de Artes e Ensino, Ingeborg Erhart, que possibilitou um diálogo sobre as práticas culturais e acadêmicas de cada uma das instituições.
Fonte: Estudantes PROETNOS/UEMA
Além das atividades acadêmicas, a comissão teve a oportunidade de conhecer diversos pontos culturais e turísticos de Viena, incluindo a participação na abertura de uma exposição na biblioteca da universidade. Foi realizada também uma excursão aos arredores da cidade, proporcionando um melhor entendimento do contexto cultural e histórico da região. Durante as atividades, Keila e Gerlan apresentaram suas experiências vivenciadas em comunidades tradicionais, como o quilombo e a aldeia, acompanhadas de imagens que ilustraram os territórios, os modos de vida e as artes desenvolvidas nessas localidades, evidenciando a relação com a formação oferecida pelo programa PROETNOS/UEMA.
Fonte: Estudantes PROETNOS/UEMA
Para a estudante Keila Câmara, “esta experiência foi além de uma simples viagem, foi a realização de um sonho incrível, a primeira experiência internacional de uma jovem negra quilombola e aluna da Licenciatura em Educação Quilombola pelo PROETNOS. Me sinto profundamente realizada. Na Akademie der bildenden Künste Wien (Academia de Belas Artes) , observei alunos usando a arte para expor suas vidas, memórias, histórias, suas emoções e suas realidades, um jeito poderoso de fortalecer quem são”.
Fonte: Estudantes PROETNOS/UEMA
Por sua vez, Gerlan Guajajara destacou sobre a importância do intercâmbio enquanto experiência de ampliação de horizontes: “Para nós que estamos em processo de conclusão do curso foi bastante importante o intercâmbio, para vermos que os estudos não param por aqui, existe inúmeras possibilidades de buscar novas áreas, novas realidades e novas formações. O intercâmbio Contribuiu muito para nossa formação, poder enxergar como eles se organizam em outra realidade é fundamental para aprimorar o nosso fortalecimento cultural e trazer os pontos positivos para nossos modos de Ensinar”.
Fonte: Estudantes PROETNOS/UEMA
A ação fez parte da parceria entre a UEMA e a AKBILD, formalizada em março de 2025 por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções entre as duas instituições. A cerimônia, realizada no campus Paulo VI, contou com a presença de uma comitiva austríaca composta pela professora Ruby Sircar, do Departamento de Belas Artes; Angelina Krataschanova, chefe de Internacionalização da AKBILD; e pelos estudantes brasileiros Leandro Barros e André Rachadel (Saiba mais). A colaboração teve início em 2023, quando o embaixador da Áustria no Brasil, Stefen Scholz, visitou a UEMA e pôde conhecer o PROETNOS, iniciativa que despertou o interesse da AKBILD por temáticas relacionadas às questões raciais e indígenas no Sul Global.
A parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Academia de Belas Artes de Viena deve ganhar novos desdobramentos nos próximos meses. Além de planejar a replicação do projeto Erasmus+, com a submissão de uma nova proposta de mobilidade acadêmica, as equipes das duas instituições discutem a elaboração de um projeto na área ambiental, fortalecendo o intercâmbio científico e pedagógico.
A iniciativa reforça o compromisso da UEMA com a internacionalização e a formação docente intercultural, ampliando as oportunidades de diálogo e cooperação internacional no campo da educação.
Por: Leandro Chaves (Assessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA) e Lucas Corrêa (Assessoria de Comunicação SRI/UEMA)