Cursistas da LIEQ/Itapecuru-Mirim recebem visita do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN)


Por em 24 de September de 2024



Como culminância da disciplina Movimentos Sociais e Direitos Quilombolas, ministrada pelo professor Nonato Masson no semestre 2024.2, a turma do terceiro período da Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ) em Itapecuru-Mirim, recebeu visita de representantes do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) no último sábado, 21 de setembro.

Nesta atividade, o CCN esteve representado por Robson dos Santos (coordenador geral), Lígia Santos (advogada) e Fátima Sousa (técnica do Projeto Vida de Negro). Na oportunidade, foi realizada uma roda de conversa sobre o panorama histórico do movimento negro no Brasil e no Maranhão, com enfoque na gênese e e atuação do CCN na defesa dos direitos quilombolas no estado, uma das principais missões do centro. A atividade também foi parte das comemorações aos 45 anos desta instituição que desde 1979 desenvolve ações de combate à intolerância, preconceito e para a defesa dos direitos da população negra.

Anotações realizadas durante a roda de conversa

Fonte: Registro compartilhado pela cursista Elinalva Pereira (LIEQ – Itapecuru-Mirim).

O professor Masson assinalou que a roda de conversa “[…] se deu com foco na troca de experiências com militantes com atuação do movimento social direta com a as demandas da pauta racial negra e étnica quilombola que é parte da vivência dos(as) alunos(as)”. Por sua vez, a estudante Silvanira Sousa expressou sua satisfação com a atividade promovida pelos membros da entidade: “[…] a visita do CCN na nossa turma foi um privilégio. O pessoal deu uma aula explicando o que é o CCN, pois alguns docentes já haviam falado sobre o centro de cultura negra, mas não houve uma explicação sobre o que era o CCN e tinham pessoas na nossa turma tipo eu que não conhecia essa organização. […] apresentaram alguns projetos que já tinham feito dentro do CCN,  e mostraram como o CCN trabalha.  As informações passadas foram riquíssimas, eu particularmente amei”.

Na ocasião, a turma recebeu visita do Reitor Walter Canales, do chefe de gabinete da reitoria, José Sampaio de Mattos. Estiveram presentes, ainda, a diretora da UEMA campus Itapecuru-Mirim, professora Thallita Serra e a coordenadora local do Proetnos/Uema, Katiana Oliveira. Ademais, esta atividade foi essencial para debater acerca da importância da LIEQ para as comunidades quilombolas da região e, inclusive, aventar possibilidades de ampliação do programa para outros cursos, como, por exemplo, Enfermagem, Medicina e Direito.

Registro após a roda de conversa

Fonte: Imagem enviada pelo docente via rede social

Registro após a roda de conversa

Fonte: Imagem enviada pelo docente via rede social

Por Leandro Chaves – Assessoria de Comunicação PROETNOS-UEMA



Últimas Postagens