Afroteca Viajante: Estudantes da LIEQ/PROETNOS fortalecem educação antirracista no quilombo Outeiro de Maria Justina
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 6 de janeiro de 2026

Fonte: Registrado pelas estudantes PROETNOS/UEMA
O Programa PROETNOS segue ampliando seus caminhos de diálogo com a educação básica por meio da Afroteca Viajante, iniciativa que leva maleta com livros sobre a história e a cultura afro-brasileira para escolas, promovendo práticas pedagógicas comprometidas com a valorização da identidade negra desde a infância.
A Afroteca Viajante é uma biblioteca itinerante que busca promover o reconhecimento e valorização do protagonismo negro, as histórias, culturas e identidades afro-brasileiras e quilombolas por meio da circulação de obras literárias que contemplem estas temáticas nas escolas do quilombo Outeiro de Maria Justina. O projeto foi desenvolvido pelas estudantes da Licenciatura em Educação Quilombola do Programa PROETNOS, Camila Pinheiro, Elayne Santos e Sara Campos.
A experiência mais recente aconteceu na Escola José Raimundo Pinheiro, na qual a Afroteca Viajante integrou-se de forma significativa ao cotidiano da Educação Infantil, sendo utilizada pela professora Maria Oliveira Matos no desenvolvimento do projeto Hora da História. Realizado diariamente, o projeto é um momento fixo da rotina escolar em que as crianças têm contato com a leitura de forma prazerosa e acolhedora. Mais do que ouvir histórias, a Hora da História estimula a imaginação, amplia o vocabulário, desenvolve a escuta e a oralidade, além de criar, desde cedo, o hábito e o gosto pela leitura.
Por meio dos livros da Afroteca, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer personagens, histórias e referências positivas da população negra, contribuindo para o fortalecimento da identidade, o respeito às diferenças, a empatia e a construção de valores fundamentais desde a infância.
A biblioteca itinerante está recebendo doações de livros. Se você tem obras para doar, entre em contato pelo e-mail: projetoafrotecaviajante@gmail.com e seja um colaborador!

Fonte: Registrado pelas estudantes PROETNOS/UEMA

Fonte: Registrado pelas estudantes PROETNOS/UEMA
Por: Leandro Chaves (Ascom Programa Proetnos/Uema)