PROETNOS/UEMA conquista 2º lugar no Prêmio BRB de Impacto Social na categoria Inclusão e Diversidade


Por em 6 de dezembro de 2025



O Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos/Uema) conquistou o segundo lugar no Prêmio BRB de Impacto Social, na categoria Inclusão e Diversidade. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de 5 de dezembro, no Auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília. O programa foi representado pelo professor José Domingos Cantanhede, coordenador da Licenciatura em Educação Quilombola – Parfor Equidade do Proetnos/Uema, que recebeu a premiação.

Sobre o Prêmio BRB de Impacto Social

Realizado em parceria técnica com o Instituto Selo Social, a premiação reconhece iniciativas que geram impacto positivo, promovem inovação, inclusão, sustentabilidade e fortalecem comunidades em diversas regiões do Brasil.

A premiação, organizada pelo Banco BRB por meio de seu instituto, celebrou projetos de todo o país que produzem impacto social efetivo e contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Em sua primeira edição, o prêmio registrou 994 inscrições, representando iniciativas de 27 estados brasileiros e diversas instituições públicas, privadas, cooperativas e organizações da sociedade civil.

Reconhecimento da atuação do PROETNOS

Foram premiadas iniciativas em seis categorias: Tecnologia social transformadora, Educação e futuro, Mulheres que movem o mundo, Juventude em movimento, Impacto sustentável, e Inclusão e diversidade.

O PROETNOS/UEMA foi reconhecido pelas suas ações educacionais inclusivas voltadas para comunidades tradicionais do estado do Maranhão, especialmente por meio da formação de professores indígenas, quilombolas e quebradeiras de coco, além do apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas.

Também representando a UEMA, estavam os professores Paulo Catunda, vice-reitor da universidade, e Ariadne Rocha, assessora chefe de articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da universidade.

Com este importante reconhecimento, o PROETNOS/UEMA reafirma seu papel de referência na promoção de políticas educacionais e sociais voltadas aos povos e comunidades tradicionais.

Por: Leandro Chaves (Ascom Proetnos/Uema)



Últimas Postagens