Cursistas da LIEQ/Itapecuru-Mirim produzem o paradidático “Meu quilombo, meu lugar: para registrar quem somos”


Por em 26 de junho de 2025



As estudantes da Licenciatura em Educação Quilombola/Itapecuru-Mirim Ana Paula Vieira e Dayse Campos desenvolveram paradidático sobre a identidade cultural da comunidade quilombola Jaibara dos Nogueiras. A produção é parte das atividades da disciplina Prática Curricular na Dimensão Escolar, ministrada pela professora Marivânia Furtado. 

Fonte: Registro compartilhado pelas estudantes

O material, intitulado “Meu quilombo, meu lugar: para registrar quem somos”, emergiu da necessidade de materiais que representassem a realidade e os saberes da comunidade, como forma de reconhecer e valorizar a história, cultura e tradição quilombola.

No paradidático, as estudantes contemplaram questões relacionadas à regulamentação da importância da cultura afro-brasileira na legislação, como a Lei nº 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola; e à história do quilombo Jaibaras dos Nogueiras. Além disso, o material enfocou em tradições como a Festa do Divino Espírito Santo, Festa de Santa Luzia, Tambor de Crioula e comidas típicas, apresentando sua importância no paladar da comunidade.

Leia aqui o paradidático.

Por: Assessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA



Últimas Postagens