PROETNOS/UEMA participa da cerimônia de formalização da cooperação sustentável entre UEMA e Academia de Belas Artes de Viena
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 24 de março de 2025
No dia 17 de março, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) firmou parceria com a Academia de Belas Artes de Viena (Akademie der bildenden Künste Wien – AKBILD), da Áustria, para a promoção de cooperação acadêmica e cultural. O acordo foi formalizado mediante a assinatura de um Memorando de Entendimento entre as partes e prevê ações de pesquisa e estudo a partir do intercâmbio de estudantes e professores das duas instituições. O encontro se deu na reitoria, sob condução do reitor Walter Canales.
Fonte: Rafael Carvalho ASCOM/UEMA
A cerimônia de assinatura contou com a presença de representantes tanto da Academia de Belas Artes de Viena quanto da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Pela AKBILD, participaram a Superintendente de Relações Internacionais, Angelina Kratschanova, e a professora Ruby Sircar. Representando a Uema, estiveram presentes os professores Domingos Cantanhede, Tatiana Reis e Marivânia Furtado, integrantes do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica – PROETNOS/UEMA, além do Superintendente de Relações Internacionais, professor Silas Nogueira. Também marcaram presença membros da equipe da SRI: Stefanie Zerba Monteiro, Ana Carolina Lima, Elkenson da Silva e Lucas Dias. O evento contou ainda com a participação dos estudantes brasileiros Leandro Barros e André Rachadel, que atualmente cursam seus estudos na Academia de Belas Artes de Viena.
Algumas das áreas pretendidas para a cooperação são: a oferta de programas de idiomas e de educação continuada (pós-graduação); organização de seminários e simpósios, troca de publicações de pesquisa e ensino e prestação de assistência técnica. O PROETNOS/UEMA tem sido perspectivado como um dos setores estratégicos para a implementação da cooperação entre as instituições, de modo que, futuramente, assim como a UEMA receberá estudantes da AKBILD, os acadêmicos do PROETNOS/UEMA possam realizar intercâmbio para a realização de atividades de pesquisas e estudos. Esta iniciativa será mais uma das frentes de internacionalização da universidade, de modo a contemplar a educação específica e diferenciada proposta pelo programa.
Por: Assessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA