Proetnos/Uema promove aulas inaugurais das turmas LIEBI e LIEQ pelo PARFOR Equidade

Por em 18 de October de 2024

Nos últimos dias 11 e 12 de outubro ocorreram, respectivamente, as aulas inaugurais das novas turmas do Proetnos/Uema pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade/CAPES/MEC).

Na sexta-feira, 11 de outubro, a Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Zemu’e Haw Mainumy Zu, localizada na Aldeia Piçarra Preta (município de Bom Jardim-MA), sediou a aula inaugural da Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena (LIEBI) – Ciências Humanas. Já no sábado, 12 de outubro, a aula inaugural da Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ) ocorreu na Escola Municipal Duque de Caxias, localizada na comunidade Oitiua (município de Alcântara-MA).

Fonte: Assessoria de Comunicação PROETNOS UEMA

Esses momentos representaram não apenas o início de uma jornada de aprendizado em seu conteúdo pedagógico, mas também um alinhamento político e cultural. As aulas iniciais servem como um espaço de acolhimento e troca entre professores, estudantes e lideranças comunitárias, promovendo a construção coletiva de uma formação que respeite e valorize as especificidades culturais dos povos indígenas e quilombolas. Além disso, permite que os alunos se apropriem do curso como agentes de transformação, entendendo o papel que terão na manutenção de suas culturas e na luta pelos direitos de suas comunidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação PROETNOS UEMA

A estudante Ana Guajajara, da Terra Indígena Rio Pindaré, e estudante da LIEBI, destacou que sua expectativa com o curso é que “aprenda e leve o meu conhecimento para minha comunidade. É muito importante pois é a primeira vez na história que tá acontecendo o curso na nossa terra indígena e espero muito que a gente venha ter resiliência, persistência e que a gente não venha a desistir”. Por sua vez, Rosângela Ribeiro, estudante da LIEQ, apontou: “eu me identifico muito com o curso. É algo muito sonhador que vem agregar um outro conhecimento, com o qual a gente pode estar se formando para que possamos  falar para as gerações futuras como que é, como que foi, o que pode estar nos agregando de fato, como que foi a nossa ancestralidade e como isso é enriquecedor para nossa população, para o nosso município, para nossa comunidade”.

Ainda na ocasião, a Pró-Reitora de Graduação, Monica Picollo, descreveu que a partir do Proetnos, “estamos realizando a principal ação da universidade, que é a intervenção social. E que pela primeira vez os professores vão se deslocar para as comunidades. Isso é raro, é específico. E além disso, a Universidade Estadual do Maranhão, seguindo as orientações do edital Parfor, do governo federal, construiu um projeto pedagógico específico para as comunidades”.

Por Leandro ChavesAssessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA