Estudantes da LIEQ/São Bento apresentam projetos de pesquisa na disciplina Metodologia da Pesquisa Educacional


Por em 8 de October de 2024



Como culminância da disciplina Metodologia da Pesquisa Educacional, ministrada pelo professor Leonan Pereira Rodrigues, a turma do sexto período da Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ), em São Bento, apresentou seus projetos de pesquisa no último final de semana. Durante o componente curricular, os estudantes foram estimulados a elaborar, individualmente ou em grupos, planos de investigação relacionados tanto a práticas pedagógicas, problematizações do currículo educacional quanto questões mais concernentes a suas comunidades, como práticas religiosas e culturais, desenvolvimento socioeconômico, entre outros aspectos.

A construção do projeto foi transversal a toda a execução da disciplina, tendo em vista que cada final de semana foi dedicado à construção de uma parte específica do projeto. Na apresentação dos resultados, os estudantes socializaram com o professor e colegas como se deu a construção teórico-metodológica das propostas de investigação. Abaixo, tem-se alguns exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito da disciplina.

Fonte: Registro compartilhado pelo docente

O projeto Etnomatemática, a Matemática na Agricultura Rural Quilombola, desenvolvido por Eliane de Jesus Cunha e Helton Arouche Moraes, se dedica a compreender de maneira os saberes tradicionais quilombolas são instrumentalizados nas práticas agrícolas. São enfocadas estratégias para a organização das lavouras como, por exemplo, unidades de medida: uma linha, uma braça, um eito, o espaçamento entre as sementes no momento do plantio. A ideia é aventar possibilidades de abordar a temática no ensino de matemática, de modo a contribuir para um processo de ensino-aprendizagem que valorize os saberes e conhecimentos tradicionais.

Já o projeto Identidade Quilombola: Escola e família na proposta para o fortalecimento da identidade quilombola na Comunidade Pedreiras, Cajapió-MA, elaborado por Deusilene Silva Martins, Domingas Alcione Andrade Pinto e Erica Raquel Gaspar Mendes, se debruça em investigar quais fatores culturais, sociais e estruturais dificultam a autodefinição dos membros desta comunidade enquanto quilombolas apesar de residirem em territórios certificados como remanescentes de quilombos. As estudantes concebem a escola enquanto um importante espaço de fortalecimento das identidades e, consequentemente, um caminho para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.

Fonte: Registro compartilhado pelo docente

Por Leandro ChavesAssessoria de Comunicação PROETNOS/UEMA



Últimas Postagens