Proetnos/Uema marca presença no 1º fórum do programa “Diálogos Indígenas na Uema: fortalecendo a permanência universitária”


Por em 7 de June de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantes (Proexae/Uema), realizou na manhã da sexta-feira (07), a abertura do 1º fórum do projeto Diálogos Indígenas na Uema: fortalecendo a permanência universitária”. A atividade ocorreu na sala inteligente do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN). O projeto visa criar espaços de discussão e convivência para estudantes indígenas dos mais diferentes campi da UEMA, possibilitando, dessa maneira, uma maior proximidade e diálogo entre a comunidade estudantil indígena e a instituição. Como encaminhamento, vislumbra-se a elaboração de um documento com propostas de políticas de acesso, permanência e visibilidade indígena na universidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Proetnos/Uema

Na ocasião, compuseram o dispositivo o vice-reitor da Uema, prof. Paulo Catunda; a pró-reitora de extensão e assuntos estudantis, profa. Ilka Serra; a coordenadora de atividades extracurriculares da pró-reitoria de extensão e assuntos estudantis, profa. Poliana Cardoso, o coordenador financeiro do Proetnos/Uema, prof. Edson Dias; a assessoria técnica dos Instituto Sociedade, População e Natureza, Thayane Teixeira; e o estudante Antonilton Guajajara, representante estudantil indígena do projeto em São Luís.

Fonte: Assessoria de Comunicação Proetnos/Uema

O prof. Edson Dias comentou sobre a atuação do Proetnos/Uema na oferta de licenciaturas específicas e diferenciadas, destacando, especificamente, a frente de ação do programa que contempla populações indígenas no estado. De forma complementar, a profa. Ilka Serra salientou o pioneirismo do Proetnos/Uema na formação de docentes indígenas em âmbito estadual, sublinhando a presença dos estudantes não só no quesito ensino, mas também enquanto pesquisadores e extensionistas. Oportunamente, o prof. Paulo Catunda destacou que “para acolher o estudante, é preciso entender o que ele precisa, e isso se dá a partir da escuta”, se reportando diretamente às políticas de acesso e permanência estudantil desenvolvidas na universidade. Ao final da manhã, alguns dos estudantes presentes realizaram apresentação musical.

Fonte: Assessoria de Comunicação Proetnos/Uema

Por Leandro Chaves – Assessoria de Comunicação PROETNOS-UEMA



Últimas Postagens