Proetnos/Uema realiza reunião de alinhamento com a prefeitura de Alcântara para tratar da oferta de Licenciatura em Educação Quilombola na comunidade Oitiua


Por em 28 de May de 2024



Na segunda-feira, 27 de maio, o Proetnos/Uema se reuniu com o atual prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo de Jesus, e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O encontro se deu no gabinete do atual gestor municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Proetnos/Uema

Representando o programa, estiveram presentes a coordenadora geral Marivania Furtado e a vice-coordenadora Tatiana Reis. Acompanhadas do vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Paulo Catunda, as professoras fizeram esclarecimentos a respeito do processo seletivo Proetnos Parfor/Equidade e, especificamente, sobre as implicações logísticas da oferta de uma Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ) na comunidade Oitiua. No momento, ainda estavam presentes Neidilene Pereira de Castro, secretária de educação; Ewerton Ricardo Trindade Fraga, secretário adjunto de educação; e Lorena Oliveira Ribeiro, assessora jurídica de educação.

O encontro representou uma oportunidade de reforçar a parceria estabelecida mediante o acordo de cooperação técnica e acadêmica firmado entre a UEMA e o executivo municipal de Alcântara. O referido acordo visa regulamentar a implantação e funcionamento do Proetnos/UEMA no município. Na ocasião, a professora Marivania Furtado ressaltou a importância da oferta do curso, uma vez que as escolas certificadas como quilombolas na região carecem de professores oriundos das próprias comunidades quilombolas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Proetnos/Uema

Tanto o prefeito de Alcântara, quanto os representantes das SEMED puderam elucidar dúvidas referentes aos mais diversos aspectos do processo seletivo, como logística de deslocamento dos futuros cursistas; bolsas de estudo para estudantes; competências de cada uma das partes do acordo de cooperação; o regime de alternância do curso, segmentado entre tempo universidade e tempo comunidade, além de outras questões.

Por fim, o professor Paulo Catunda apontou para a necessidade de se pensar a iniciativa a partir de três dimensões: federal, referindo-se ao papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como agente de fomento às novas turmas do programa; estadual, projetado pela atuação do UEMA enquanto instância que rege o Proetnos/Uema; e municipal, no que se refere a importância da Prefeitura e da SEMED de Alcântara enquanto base de diálogo e ponto de apoio junto aos futuros cursistas da LIEQ.

Fonte: Assessoria de Comunicação Proetnos/Uema

______

Atenção: As inscrições para o processo seletivo Proetnos Parfor Equidade seguem abertas até o dia 07 de junho de 2024. Confira as regras e procedimentos de inscrição no Edital.

As inscrições para o Curso Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas (Campus São Luís) poderão ser realizadas na modalidade online, por meio do site: <https://sigconcursos.uema.br/>. Para realizar sua inscrição online, o(a) candidato(a) deverá, após acessar o site supracitado, efetuar cadastro no sistema, preencher o requerimento de inscrição, responder o Questionário Socioeconômico e Cultural, anexar os documentos solicitados em cada campo do site (devem ser originais e digitalizados), finalizar a inscrição e salvar o comprovante.

Inscrições para a Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena e Licenciatura em Educação Quilombola devem ser feitas presencialmente nos campi indicados no edital. As provas do processo seletivo estão previstas para ser aplicadas no dia 07 de julho de 2024.

______

Por Leandro Chaves – Assessoria de Comunicação PROETNOS-UEMA



Últimas Postagens