PROETNOS na I Oficina de Planejamento Saberes Indígenas Ka’apor

Por em 20 de fevereiro de 2024

No dia 20 de fevereiro, na cidade de Zé Doca – MA, o Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica – PROETNOS participou da I Oficina de Planejamento Saberes Indígenas Ka’apor na presença da coordenadora geral Profa. Dra. Marivania Furtado.

O evento está sendo realizado pela iniciativa do Ministério da Educação – MEC chamada Ação Saberes Indígenas na Escola em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – SEDUC e a Unidade Regional de Educação de Zé Doca – URE-ZD.

A iniciativa conta com o Prof. Dr. Gersem Baniwa como coordenador da equipe da Ação Saberes Indígenas e da assessoria da Profa. Maria Helena para a execução das atividades propostas para a realização da oficina, contando também, com a participação de integrantes da Universidade Federal de Brasília – UnB para o apoio do evento.

Na oportunidade a coordenadora Profa. Dra. Marivania Furtado aproveitou o momento para publicizar o resultado do edital da 1ª edição do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), noticiando que o PROETNOS foi contemplado com 60 vagas para novos cursos a nível de ensino superior, sendo 30 para o Curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências Humanas que será realizada em Santa Inês nas primeiras etapas. As outras 30 vagas foram direcionadas para o Curso de Licenciatura em Educação Quilombola.

Este novo curso terá uma nova configuração a partir das inscrições, uma vez que das 30 vagas, 15 serão reservadas para a etnia Ka’apor e 15 para os Tentehar-Guajajara. Desse modo, pela primeira vez o povo Ka’apor poderá ser incluído nos processos formativos interculturais a nível superior, iniciando um processo de reparação e formação de professores(as) indígenas para assumires todos os níveis de escolarização em suas aldeias.

O evento continuará com a programação normal no dia 21 dando continuidade com as propostas de atividades estabelecidas no dia anterior.