Debates sobre os processos históricos territoriais da formação da nação brasileira marcaram a disciplina “A colonização do território ameríndio e o impacto sobre os povos indígenas” – Ciências Humanas/Campus Barra do Corda
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 19 de October de 2023
A experiência pedagógica da disciplina A colonização do território ameríndio e o impacto sobre os povos indígenas, ministrada pelo professor Tomas Paoliello Pacheco de Oliveira, foi marcada por aulas que elucidaram sobre a participação indígena na formação nacional, com especial foco para a questão territorial. Foram realizados debates críticos sobre os processos históricos, especialmente os territoriais, relacionados à colonização europeia na América do Sul, Brasil e Maranhão. Deu-se destaque para os processos de formação dos Estados Nacionais, as fronteiras e as territorializações indígenas.
.
Ao explorar as teorias e métodos históricos, geográficos, antropológicos e sociológicos sobre o tema da formação nacional e territorial do Brasil, os debates em sala junto aos alunos avançou de forma crítica sobre apagamento da participação indígena nas grandes interpretações históricas do Brasil. Em cada aula foram feitas a discussão teórico-conceitual, a análise de casos específicos e o debate sobre as questões atuais. Foram apresentados e contextualizados teórica e historicamente os principais conceitos mobilizados.
O trabalho final da disciplina foi entregue e debatido em sala de aula, gerando um conteúdo excelente, a partir do diálogo entre discentes e docente. O professor manifestou que a disciplina foi exitosa em debater e apresentar questões fundamentais para o curso e registrou sua grande satisfação em participar dessa experiência no Proetnos e agradeceu pelo convite e possibilidade.