Início das aulas das novas turmas no curso de Licenciatura em Educação Quilombola no Campus de São Bento e Itapecuru


Por em 22 de August de 2023



No campus de São Bento, que junto ao do município de Itapecuru são pioneiros em Licenciatura em Educação Quilombola no Brasil, as aulas da segunda turma da graduação iniciaram na última sexta-feira (18), por meio do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão (Proetnos) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A partir da Licenciatura em Educação Quilombola, os licenciados formados estarão aptos para assumirem o processo de escolarização em suas comunidades e em quilombos, contribuindo para o fortalecimento identitário.  

O estudante do curso de Licenciatura em Educação Quilombola, Elthon Moraes, fala da capacidade transformadora do conhecimento nas comunidades e sobre a sua meta em se tornar um multiplicador da educação. “A gente está aqui para aprender os conhecimentos que nos foram negados, e para que a gente possa repassar para as pessoas da nossa comunidade e aos demais quilombolas que necessitam desse conhecimento. Então, após o curso, eu pretendo ficar na minha comunidade e repassar o que estou aprendendo”, afirmou o estudante.

Para a estudante Fabiana Borges, a implantação da graduação em São Bento é um privilégio e um reconhecimento à importância das comunidades quilombolas. “Aqui, há importância de levar às nossas comunidades, que são quilombolas. Ter o privilégio de fazer essa faculdade é resultado de anos de luta, inclusive junto à professora Marivânia. Deu tudo certo e estamos na faculdade. E há uma outra importância nisso, que é um reconhecimento a cada um de nós que somos quilombolas”, disse a graduanda.

Acolhimento da turma de calouros do curso de Licenciatura em Educação Quilombola no Campus São Bento

Autoria: Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Maranhão



Últimas Postagens