Coordenação do PROETNOS realiza acompanhamento pedagógico nas turmas de Ciências Humanas e Ciências da Linguagem
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 7 de June de 2023
Nos dias 02 e 03 de junho foi realizado como previsto no calendário do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica, a atividade de Acompanhamento Pedagógico nas turmas de Ciências Humanas/Campus Barra do Corda e Ciências da Linguagem/Campus Grajaú. Para a realização do trabalho, dirigiram-se aos campi, a Coordenadora Geral Profa. Dra. Marivania Furtado, o Coordenador Pedagógico Prof. Me. Sérgio Roberto e o Assistente de Curso Lameck Lobato.
O Acompanhamento Pedagógico é realizado para a construção de um movimento dialógico horizontal entre cursistas e agentes formadores, e da (auto)avaliação dos processos pedagógicos empregados em sala de aula. A escuta sensível das vozes com suas distintas narrativas que se encontram no processo formativo intercultural, permite um reconhecimento mais complexo da singularidade de cada um, bem como, a partir das coletivas contribuições (auto)avaliativas, como afirma a autora Bell Hooks (2013) “esse momento de participação e diálogo coletivo significa que os alunos e o professores respeitam […] uns aos outros, efetuam atos mútuos de reconhecimento e não falam somente com o professor”.
Assim, a atividade de Acompanhamento Pedagógico, além do previsto trabalho técnico-pedagógico, é sobretudo um momento de escuta das singularidades das vozes e da coletividade das turmas para a construção de um diálogo simétrico entre as partes do todo, uma vez que todos participam ativamente do processo de formação docente intercultural, seja como professor, cursista, coordenador ou assistente.
Turma de Ciências Humanas/Campus Barra do Corda
Turma de Ciências da Linguagem/Campus Grajaú
Ainda nesse período, a coordenação do PROETNOS visitou a escola da Aldeia Morro Branco da Terra Indígena Morro Branco e as escolas da Aldeia Bacurizinho e da Aldeia Ipú da Terra Indígena Bacurizinho. A visita ocorreu para dialogar com as lideranças das comunidades e diretores das escolas para articular a realização das práticas das atividades que ocorrerão no próximo semestre – 2023.2, que será iniciado no dia 18 de agosto – na disciplina de Prática Curricular na Dimensão Escolar, uma vez que essas escolas atenderão os cursistas da turma de Ciências da Linguagem/Campus Grajaú, residentes dos respectivos territórios e/ou vizinhos.
Escola da Aldeia Morro Branco, Terra Indígena Morro Branco
Escola da Aldeia Bacurizinhio, Terra Indígena Bacurizinho
Escola da Aldeia Ipú, Terra Indígena Bacurizinho
REFERÊNCIAS
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla- São Paulo. 2013. Editora Martins Fontes, 2013.
Fotos: Acervo, PROETNOS.
Por: Lameck Lobato