Atividade de Campo na Aldeia Areião – Ciências da Natureza/Campus Santa Inês
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 17 de April de 2023
No último dia 15, na turma de Ciências da Natureza no Campus de Santa Inês, a proposta foi fora do contexto da sala de aula. O Prof Ricardo Yvan, a frente da disciplina Formação das Ciências Naturais – Instrumentalidades, propôs uma atividade de campo realizada na Aldeia Areião da Terra Indígena Rio Pindaré.
A atividade proposta, estava orientada na observação da cultura e conhecimentos tradicionais para articulá-los aos conhecimentos passados na disciplina. Uma vez que, a atividade de campo foi realizada no período da Festa da Menina Moça, festa tradicional do povo Guajajara, o docente formador Ricardo Yvan pediu para que fosse realizada uma breve contextualização sobre a importância da festividade para a cultura do povo Guajajara, destacando os elementos naturais presentes na festa, como as plantas, os animais, os rios, entre outros.
Para a realização da atividade, os cursistas se dispuseram de cadernos e/ou dispositivos eletrônicos para realizarem suas observações, registros e coleta de dados.
A realização de atividades desta natureza, dialoga com a ideia da autora indígena Maori Linda Tuhiwai Smith de pesquisadores Insiders, possibilitando na construção de um perfil metodológico outro através dos próprios pesquisadores indígenas, ao pesquisarem seus próprios povos a partir de seus próprios olhares.
Turma Ciências da Natureza na Aldeia Areião, TI Rio Pindaré.
Festa da Mandiocaba na Aldeia Areião, TI Rio Pindaré.
Foto: Acervo PROETNOS
Por: Lameck Lobato