Aula Intervalar de Prática Curricular na Dimensão Educacional – Ciências da Natureza/Santa Inês


Por em 14 de April de 2023



Na tarde de quinta-feira (13), a Profª Marivania Furtado realizou seu primeiro encontro intervalar da disciplina de Prática Curricular na Dimensão Educacional na turma de Ciências da Natureza no Campus Santa Inês.

A Aula Intervalar é proposta, uma vez que as disciplinas de Prática Curricular na Dimensão – Educacional, Escolar e Político-Social – possuem uma carga horária de 135h, assim, para complementação da carga horária, as aulas intervalares são realizadas posteriores às presenciais distribuídas em dois momentos por mês para sua integralização. Esses momentos, a critério de cada docente, podem ser realizados de duas formas: estudos orientados e/ou encontro remoto. Sendo este ultimo definido para a turma de Ciências da Natureza na data de ontem.

Na ocasião, a Profª Marivania Furtado iniciou com a recuperação da compreensão por parte dos cursistas em relação a elaboração dos projetos e a utilização do aporte teórico dialogado no encontro presencial. Dando continuidade com a aula expositiva, foi feito uma breve síntese do modelo do referencial teórico-metodológico que deverá ser acrescentado aos relatórios de pesquisa que estão sendo desenvolvidos.

Assim, a disciplina de Prática Curricular na Dimensão Educacional, por meio da docente formadora e da bibliografia proposta, tem como objetivo despertar a reflexão teórico-prática da dimensão educacional das escolas indígenas, a partir do reconhecimento da interculturalidade, estabelecendo a importância da prática investigativa na formação de futuros docentes indígenas.

Desse modo, através da articulação entre duas formas de ver, entender e produzir conhecimento sobre as relações e as instituições estabelecidas, é compreendida como instrumento de batalha para reivindicação de direitos. Logo que, os povos indígenas, ao obter o conhecimento do karaiw/cupên, significa a chance de estabelecerem estratégias mais eficazes de resistência e garantia de seus direitos e, no campo político-pedagógico, segundo o autor trabalhado na disciplina, Gersem Baniaw (2019) a educação intercultural é “uma lógica de complementariedade de conhecimentos, saberes, tradicionais, cosmologias e epstemologias”.

Foto: Acervo PROETNOS.

Por: Lameck Lobato.



Últimas Postagens