Intercâmbio Intercultural de Cursistas da Turma de Licenciatura em Educação Quilombola e Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências da Natureza

Por em 16 de março de 2023

Nesta terça-feira (14/03) o Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica – PROETNOS e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidades LIDA – GEPEX/LIDA, ambos coordenados pela Prof.ª Dr.ª Marivania Leonor Souza Furtado, estiveram articulados na recepção dos/as cursistas bolsistas PIBIC e PIVIC da turma de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena do curso de Ciências da Natureza/Campus Santa Inês e do curso de Licenciatura em Educação Quilombola/Campus São Bento.

O PROETNOS promoveu o intercâmbio dos/as cursistas bolsistas com o objetivo de possibilitar as vivências acadêmicas que são desenvolvidas no Campus Paulo VI, sede da Universidade Estadual do Maranhão.  Essa atividade favoreceu a troca de conhecimentos entre os cursistas do PROETNOS e estudantes que mantém um vínculo de bolsista pesquisador(a) e extensionista com o grupo LIDA e com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global – NEAFRICA, coordenado pela Prof.ª Tatiana Raquel Reis Silva, também vice-coordenadora do PROETNOS. Destacam-se a participação de discentes dos cursos de Ciências Sociais, Direito, História, Arquitetura e Filosofia.

Na oportunidade, foram recebidos os/as cursistas Cleilson Davida Guajajara da Silva, Gerlan de Oliveira Viana Guajajara, Rairiza Oliveira Guajajara e Regiane do Santo Guajajara, oriundos da Terra Indígena Rio Pindaré e discentes do curso de Ciências da Natureza, bem como as cursistas Keila Raiane Camara Silva e Samyra Santos Rodrigues, discentes da Licenciatura em Educação Quilombola que está sendo realizada no Campus São Bento. Vale destacar que os/as cursistas do curso de Ciências da Natureza também integram o Grupo de Estudos Tempos Espaços Interculturais Matemáticos de Aprendizagem – TEIMA, coordenado pelo Prof. Me. Sérgio Roberto Ferreira Nunes, docente e  Coordenador Pedagógico do PROETNOS.

O início do intercâmbio intercultural contou com a visitação guiada às dependências administrativas do PROETNOS com o intuito de apresentar aos cursistas o espaço físico em que se discute e operacionaliza as diretrizes correspondentes ao Programa. Logo após, o grupo se dirigiu ao RU para o almoço. Por fim, respeitando o itinerário definido das experiências acadêmicas na UEMA, os cursistas participaram da reunião de estudos do LIDA, na qual se discutiu o livro “Ensinando a Transgredir: A educação como prática da liberdade” da autora feminista norte-americana Bell Hooks.

Acreditamos que esses intercâmbios interculturais possam despertar o entusiasmo nos/as cursistas, assim como propõe a autora do texto em estudo.

Por: Lameck Lobato.

Foto: Acervo LIDA e PROETNOS.