Participação do PROETNOS/UEMA na “Semana Pedagógica das Escolas Indígenas da Terra Indígena Rio Pindaré”
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 7 de February de 2023
O Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica esteve presente com a Coordenadora Geral Profª Dr.ª Marivania Leonor Souza Furtado, o Coordenador Pedagógico Prof. Ms. Sérgio Roberto Ferreira Nunes, o Assistente de Curso do PROETNOS Lameck Pinto Lobato Lopes e o Bolsista do LIDA Augusto César dos Santos, realizando nesta segunda-feira (06/02) na Aldeia Januária a palestra “Os desafios da docência na Educação Escolar Indígena na Contemporaneidade” inserida no itinerário formativo da semana pedagógica “O desafio de promover uma aprendizagem significativa nas escolas indígenas da Terra Indígena Rio Pindaré” promovida pelas e para as Escolas Indígenas do Território. A palestrante levou para o público reflexões desde a “educação como fruto do contato interétnico” à derradeira “conquista formal da garantia de uma educação indígena: específica, diferenciada e bilíngue”.
Profª Drª Marivania Furtado à frente da palestra na Aldeia Januária localizada na Terra Indígena Rio Pindaré
As comunidades localizadas na Terra Indígena Rio Pindaré têm uma forte ligação com as Licenciaturas Interculturais já que nove (9) professoras divididas nas áreas de Ciências da Linguagem (6) e Ciências Humanas (3) formaram-se na primeira turma da Licenciatura Intercultural para a Educação Indígena no ano de 2022 e, com a abertura da nova turma de Ciências Natureza realizada no Campus Santa Inês, grande parte dos cursistas são originários do território destacado.
Professoras egressas da Primeira turma de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena no estado do Maranhão 2016-2022
Na mesma data, o evento contou com a participação das palestrantes Profª Rosana de Jesus Diniz Santos e Profª Rosimeire Diniz Santos, membros do Conselho Indigenista Missionário, que estiveram à frente da palestra “Processos pedagógicos em escolas indígenas com predominância da segunda língua: relato de experiências e indicativos de intervenção”.
Folder para divulgação da Semana Pedagógica das Escolas Indígenas da Terra Indígena Rio Pindaré realizada no período de 6 a 10 de fevereiro
Por: Lameck Lobato.
Fotos: arquivo PROETNOS.