Colação de Grau da Primeira Turma da Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROETNOS em 12 de October de 2022
O Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica da UEMA – PROETNOS realizou, com muita honra, em 11 de outubro de 2022, a Cerimônia de Colação de Grau da Primeira Turma do Curso de Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena. O PROETNOS objetiva formar e qualificar indígenas e quilombolas para assumirem o processo de escolarização em suas aldeias e quilombos, visando à construção de autonomias educacionais.
A proposta de uma Licenciatura Intercultural específica e diferenciada para povos indígenas advém do compromisso social da UEMA em reconhecer a resistência histórica dos povos indígenas no Maranhão e estabelecer uma relação mais simétrica entre este segmento étnico-racial e a sociedade envolvente. Foram 56 formandos distribuídos nos seguintes cursos:
- Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena – Ciências Humanas;
- Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena – Ciências da Linguagem;
- Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena – Ciências da Natureza.
Os oradores da cerimônia foram: da turma de Ciências Humanas, Jacinta Rodrigues Guajajara; da turma de Ciências da Linguagem, Inai’ury Carneiro Pompeu; e da turma de Ciências da Natureza, Siloide Fernandes. O paraninfo foi o professor Aldir Santos de Paula. Houve a presença do Governador do Estado, Carlos Brandão; do reitor, Gustavo Pereira da Costa; do vice-governador eleito e ex-secretário de Educação, Felipe Camarão; da Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Cristina de Aquino Costa; da Secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva; pró-reitores; da coordenadora do PROETNOS/UEMA, Marivânia Leonor Souza Furtado; autoridades, professores e convidados.
Foto: Governo do Maranhão, 2022.